[Translate to Português:]
Protesto bem-sucedido dos trabalhadores da logística

CEVA Logistics aumenta os salários

- Hilmi Gashi

Os trabalhadores da CEVA Logistics reivindicaram durante vários meses negociações sobre aumentos salariais e melhores condições de trabalho. A empresa fez agora as primeiras concessões nos salários. No centro de logística trabalham cerca de 500 pessoas, na sua maioria mulheres, no processamento de devoluções da loja online Zalando, a troco de salários muito baixos.

A pressão exercida pelos trabalhadores do centro de logistica da CEVA, em Neuendorf (SO) está a dar resultados. A empresa anunciou uma série de melhorias: a introdução de um 13.º mês, aumentos gerais para os trabalhadores efetivos e temporários e um aumento gradual para cinco semanas de férias (com um dia extra em 2024). Atualmente, mais de metade dos trabalhadores tem um contrato temporário.

Salários baixos, más condições de trabalho

Estas melhorias surgem após meses de repetidas reivindicações do pessoal para negociações sobre aumentos salariais e melhores condições de trabalho. A maioria dos cerca 250 a 300 trabalhadores, entre os quais predominam as mulheres, ganha menos de 3500 francos ao mês no processamento das devoluções da Zalando. A pressão no trabalho é extremamente elevada: em setembro, os indicadores de desempenho (número de encomendas a processar) foram aumentados em mais 5%, sem qualquer alteração salarial.

O empenho dos trabalhadores surtiu efeito

No outono de 2023 os trabalhadores do turno da manhã levaram a cabo uma ação de protesto para fazerem valer as suas reivindicações. Quando ameaçaram com um aviso de greve, a CEVA fez finalmente as primeiras cedências para aumentar os salários escandalosamente baixos. O Unia apela à empresa para negociar com os representantes dos trabalhadores e para dialogar com estes a fim de encontrarem soluções que melhorem as condições de trabalho no futuro. Ainda há muitas questões importantes e reivindicações dos trabalhadores por resolver.