Sociedade
Prevenir a violência de gênero também é uma responsabilidade dos sindicatos

“A violência de gênero continua a fazer parte da vida quotidiana”

- Antonin Rohdich

De 25 de novembro a 10 de dezembro, os 16 Dias de objeção à Violência contra as Mulheres terão lugar a nível internacional - a Unia participa.

A Suíça não está a fazer o suficiente contra a violência patriarcal

A campanha de prevenção “16 dias contra a violência” é uma campanha de protesto que consiste em manifestações, acções, conferências, peças de teatro e muito mais e que, desde 1991, se realiza internacionalmente todos os anos de 25 de novembro a 10 de dezembro - este ano sob o tema “Caminhos para sair da violência”. Trata-se da violência específica de género, que continua a ser omnipresente - e contra a qual muito pouco se faz: Os actos de violência patriarcal continuam a ser retratados nos meios de comunicação social como “dramas de relações”, as forças policiais continuam a reagir de forma insuficiente, as casas de abrigo para mulheres têm poucos lugares e o apoio às vítimas não dispõe de recursos suficientes. É necessário tomar medidas urgentes contra esta situação: a luta contra a violência doméstica, sexual e de género tem de ser finalmente classificada como uma prioridade política, têm de ser criados (e assegurados financeiramente!) locais de abrigo suficientes para as vítimas de violência, tem de ser resolvida a escassez de fundos no apoio às vítimas, os centros de aconselhamento têm de estar abertos a todas as pessoas afectadas e têm de existir verdadeiras soluções de acompanhamento para as pessoas afectadas pela violência.

Participar como sindicato

A Unia tem participado nos 16 Dias Contra a Violência todos os anos desde 2009 e  este ano participa novamente. Enquanto sindicato, tem uma longa tradição feminista e, como tal, representa os interesses das mulheres trabalhadoras - não só em questões salariais e de pensões, mas também face à violência patriarcal. Assim, na última conferência de mulheres da Unia, foi aprovada uma moção em que se encorajava o sindicato a levar a cabo uma campanha nacional e concreta contra a violência patriarcal - com os recursos de um sindicato e com especial incidência na violência patriarcal no contexto laboral. E isto também em sectores com uma menor proporção de mulheres e tendo em conta a opressão múltipla (por exemplo, a pressão e o impacto tendem a ser maiores se uma mulher for também migrante/trans/lésbica).

Grande manifestação no dia 23 de novembro!

O evento de arranque deste ano é uma grande manifestação em Berna. A manifestação realiza-se sob o lema “Ombro a ombro contra a violência e a opressão” e tem início às 14:00 horas em Schützenmatte. A violência contra as mulheres e individuos LGBTQ+ diz respeito a todos nós - por isso, marque a manifestação na sua agenda e mobilize colegas, amigos e familiares!

Ligações: Home – 16 Tage gegen Gewalt an Frauen