Ação de protesto em frente de uma fábrica de relógios
Os trabalhadores da relojoria lutaram por um melhor CCT e conseguiram-no
Indústria relojoeira: o novo CCT 2024-2029 está a chegar!

Melhores licenças de maternidade e de paternidade

- Hilmi Gashi

O novo contrato coletivo de trabalho (CCT) para a indústria relojoeira, assinado pelo Unia e pela Associação Patronal da Indústria Relojoeira Suíça, entra em vigor em julho deste ano. O CCT introduz várias melhorias, principalmente no que diz respeito às licenças de maternidade e de paternidade. E os empregadores pagam mais para os prémios do seguro de saúde.

O novo contrato coletivo de trabalho (CCT) foi negociado entre março de 2023 e fevereiro de 2024 e entrará em vigor a 1 de julho de 2024. Quase 55 000 trabalhadores e mais de 500 empresas estão sujeitos a este contrato coletivo. O CCT aumenta a duração da licença de maternidade (de 17 para 19 semanas) e da licença de paternidade (3 semanas). A contribuição dos empregadores para os prémios do seguro de saúde subirá (195 CHF a partir de janeiro de 2025) e as prestações transitórias para o seguro AHV-AVS serão melhoradas como solução para a reforma antecipada (30 000 CHF).

Outros progressos

O novo CCT reforça ainda os direitos dos trabalhadores no que respeita à limitação do trabalho temporário, à igualdade salarial, ao acesso voluntário a trabalho a tempo parcial e à proteção contra o despedimento de trabalhadores com mais de 55 anos. Ele oferece também uma melhor proteção para delegados sindicais e concede uma licença mais generosa a trabalhadores que participem em reuniões sindicais.

Dois anos de trabalho

Depois de, durante a pandemia, o contrato coletivo de trabalho ter sido prorrogado por dois anos e meio, os trabalhos preparatórios foram retomados no outono de 2022 e as negociações tiveram início seis meses depois. As negociações, que duraram quase um ano, exigiram dez sessões plenárias. Foram discutidas 28 reivindicações, das quais 15 foram aceites. O Unia está muito satisfeito com este resultado.

CCT válido até ao final de 2029

Este novo CCT é válido por cinco anos e meio, até 31 de dezembro de 2029. Este é o décimo sexto CCT neste ramo profissional. O primeiro contrato coletivo de trabalho para a indústria relojoeira foi assinado há 87 anos.