Menschen freuen sich über die gewonnene Abstimmung
Política

Vitória histórica dos sindicatos

- Marek Wieruszewski

Uma vitória histórica dos sindicatos. E uma enorme vitória da solidariedade e da justiça social. É esta a conclusão que podemos tirar do resultado das votações do dia 3 de março passado. Nesta data, os eleitores suíços aceitaram com uma vasta maioria a iniciativa popular «Por uma melhor vida na velhice» (Iniciativa por uma 13.ª pensão AHV-AVS). Simultaneamente, os eleitores rejeitaram a iniciativa que pretendia aumentar a idade da reforma. Para os reformados, a 13.ª pensão de reforma compensa o aumento dos preços resultante da inflação. Para a população em geral é um passo para mais solidariedade. Esta vitória também foi importante simbolicamente: dá-nos a esperança de que a população suíça tenha dado um passo em direção a mais solidariedade.

No final, 58.2% dos eleitores votaram a favor da iniciativa, sendo o resultado ainda mais claro do que previsto nas últimas sondagens. Os opositores da iniciativa investiram três vezes mais dinheiro do que os iniciantes e fizeram uma campanha baseada no medo. Mas a grande mobilização sindical deu-lhes uma clara resposta, contribuindo significativamente para este grande sucesso. Conseguimos mobilizar pessoas que normalmente não vão às urnas. E podemos todos congratular-nos com os resultados. Estes foram possíveis graças aos nossos sócios ativistas e a muitas outras pessoas empenhadas nas associações, incluindo associações de migrantes.

Valeu a pena

Para o analista político Lukas Golder houve duas sensações: a primeira foi o SIM à 13.ª pensão AHV-AVS. A segunda foi a grande participação do eleitorado (58,3%) nesta votação. Foi a nona participação mais elevada desde a introdução do voto feminino em 1971. Quando se analisa melhor como é que as pessoas votaram, verifica-se que quem tem salários muito elevados era de forma geral contra a iniciativa. Mas as pessoas com salários baixos conseguiram, desta vez, virar a decisão a seu favor.

Melhoria concreta para reformados

Com a iniciativa, a situação de muitos pensionistas melhorará claramente. A 13.ª pensão de reforma será paga em princípio a partir de 1 de janeiro de 2026 e corresponde a um aumento de 8,33% nas pensões.

Valor simbólico

Além do aumento concreto das pensões, o sucesso da iniciativa dá-nos a esperança de que possa haver uma gradual mudança na sociedade suíça. É, na história da Suíça, a primeira iniciativa social e solidária aceite pelo povo. Vania Alleva, presidente do Unia, resume bem o sentimento geral dos sindicalistas: «O resultado representa um excelente avanço social para a Suíça. Ele aumenta a confiança no futuro da previdência para a velhice. E dá um impulso à nossa luta por melhores salários, por prémios do seguro de saúde suportáveis e contra o roubo das pensões do segundo pilar.»

Sucesso importante para os sindicatos

Importante foi também que o povo tenha claramente recusado a iniciativa dos jovens liberais que queriam aumentar em muito a idade da reforma. Só 25,3% dos eleitores apoiaram esta iniciativa. Da parte dos sindicatos, esta foi uma importante vitória, também porque os nossos argumentos convenceram pessoas que tradicionalmente apoiam os partidos da direita. O resultado das votações do dia 3 de março foi um claro sinal contra o desmantelamento social da previdência para a velhice e contra piores pensões de reforma.