Falta de proteção contra o despedimento: a Suíça desce no índice da CSI

A classificação da Suíça no índice internacional sobre a liberdade sindical e a proteção dos direitos dos trabalhadores, publicado todos os anos pela Confederação Sindical Internacional (CSI) desceu em 2024 do nível 2 (que indica haver no país violações repetidas contra os direitos sindicais) para o nível 3 (que indica haver violações regulares). Isto coloca a Suíça abaixo da média europeia. A proteção insuficiente do Direito das Obrigações suíço (DO) contra os despedimentos abusivos é alarmante. Há muitos anos que a Suíça não resolve esta situação e o número de casos de despedimentos anti-sindicais continua a ser constantemente elevado. Em 2019, o Conselho Federal iniciou uma mediação entre sindicatos e empregadores, mas esta foi suspensa novamente em 2023. Isto significa que a situação negativa se mantém. A Suíça está assim em conflito com o direito internacional e os direitos laborais fundamentais. Ela tem de cumprir as suas obrigações para uma melhor proteção nesta área. O Unia está a trabalhar com a União de Sindicatos Suíços para preparar uma iniciativa popular que garanta maior proteção contra os despedimentos abusivos.