Reforma do 2.° pilar: o Unia critica a ASIP

O Unia enviou uma carta aberta à Associação Suíça de Instituições de Previdência (ASIP), criticando a posição desta a favor da antissocial reforma da “Lei relativa ao seguro do segundo pilar, a Lei da previdência profissional (LPP/BVG)”. A ASIP pôs-se do lado dos empregadores e de outras entidades que querem baixar as pensões. Isto apesar do facto de que a associação também deveria representar os interesses das pessoas seguradas.

A Associação Suíça de Instituições de Previdência (ASIP) é a organização que agrupa, a nível nacional, mais de 900 caixas de pensões. Como a organização das caixas de pensões é paritária, a ASIP também deveria representar as pessoas seguradas. A sua tomada de posição unilateral a favor da reforma da LPP/BVG é, portanto, completamente inadequada. A reforma desta lei será votada ainda este ano, em setembro. Ela significaria mais descontos dos salários e pensões mais baixas para a maioria das pessoas seguradas.